Veja como foi o Beach Clean Up na Praia do Salgado

Cada vez mais vemos notícias que abordam o aquecimento global e a necessidade de começarmos urgentemente a cuidar melhor do nosso planeta. É, portanto, necessário desenvolver pequenos hábitos no nosso quotidiana, como a reciclagem do lixo doméstico e a diminuição do consumo de alimentos industrializados. Além disso, são também essenciais ações de responsabilidade ambiental, a exemplo das iniciativas coletivas de reflorestamento e de limpeza do meio ambiente.

 

Neste âmbito, realizamos no dia 23 de novembro um beach clean up na Praia do Salgado. O nome em inglês é relativo à união de voluntários para realizar as limpezas das praias, que têm estado cada vez mais cheias de lixo e cuja sujidade acaba por levar toneladas de componentes prejudiciais para os oceanos. Isto põe em risco o ecossistema marinho, com a morte de centenas de animais pela ingestão de plástico, metal e outros, além da ameaça aos corais.

 

Com o apoio material da Surfrider Europe, Coastwatch e da Câmara Municipal da Nazaré, tomamos esta iniciativa tão importante para estimular a consciência ambiental nos participantes e cuidar deste entorno tão bonito e valorizado que é a nossa Nazaré. Mais de 30 pessoas participaram e recolhemos cerca de 340 quilos de resíduos, predominando sobretudo plásticos e materiais de pesca (redes e cabos). Incrível!

 

A nossa diretora Lupe Gomez comemorou os resultados e partilha connosco a sua opinião: “o evento foi um sucesso não só porque conseguimos limpar a Praia do Salgado, mas por todo o trabalho coletivo e pela interação entre os participantes. Sem dúvida é algo muito positivo para a Nazaré e para renovar a consciência ambiental entre todos”. 

 

O nosso agradecimento a todos os que participaram connosco nessa limpeza e aos jornais e influencers que nos ajudaram a divulgá-la. Muitas mais virão e contamos com o vosso apoio para deixar a nossa natureza ainda mais paradisíaca!

 

 Beach Clean Up Vale Paraiso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reservar