A Nazaré é considerada por surfistas de todo o mundo como um dos melhores (senão o melhor) sítios para surfar. Se é apaixonado por esse desporto, esse será o seu novo paraíso marítimo.
As suas extensas praias de areias douradas têm espaço para todos os surfistas, não importa se são profissionais ou amadores. Há ondas incríveis que são verdadeiros desafios para os veteranos e há zonas mais tranquilas, onde poderá aperfeiçoar a prática e aprender a controlar a prancha.
O vínculo inseparável entre a Nazaré e o surf tem sido consolidado ao longo dos últimos anos, com recordes dos melhores profissionais.
Em 2011 o surfista hawayano Garrett McNamara surfou uma onda de 23.8 metros de altura. Carlos Bure superou o registo e quase tocou o céu, na crista de uma onda de mais de 30 metros de altura, a mais alta onda registada até o presente.
Rodrigo Koxa, Andrew Cotton, Justine Dupont… muitos são os surfistas que vão todos os anos para a costa da Nazaré e aproveitam o swell gerado pelo inigualável Canhão da Nazaré, um desfiladeiro submarino situado à frente do farol da Praia do Norte e que é responsável pelas ondas gigantes.